Não conhecido declarações factuais Cerca de CURSO CUIDADOR DE IDOSOS 2022



Gislaine Alves de Souza, Doutoranda, Programa do Pós-Graduaçãeste em Saúpor Coletiva, Fiocruz Minas, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Núcleo do Estudos em Saúpor Pública e Envelhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Karla Cristina Giacomin, Mfoidica geriatra, Prefeitura do Belo Horizonte, Secretaria Municipal por Saúde, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Josfoilia Oliveira Araújo Firmo, Pesquisadora, Instituto René Rachou, Fundaçãeste Oswaldo Cruz, Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Fiocruz Minas, Belo Horizonte, MG, Brasil.


Imagem: Ritika S em Unsplash

ESTES pesquisadores do Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento desenvolvem projetos em saúde pública, usando ênfase em saúpor da pessoa idosa. Pelo doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúdo Coletiva do Instituto René Rachou, uma pesquisa investigou as evidências científicas a respeito do cuidado à pessoa idosa frágil na comunidade, na percepçãeste da própria pessoa idosa. Este artigo “Este cuidado com as pessoas idosas frágeis na comunidade: uma revisãeste integrativa” publicado na Revista Brasileira por Geriatria e Gerontologia (vol. 23, pelo. 6), por meio de uma revisão integrativa descobriu de que a percepçãeste da pessoa idosa Acerca a fragilidade difere daquela da literatura biomédica de que aponta de modo a reversibilidade dessa condiçãeste.

De modo a a pessoa idosa, a fragilidade é percebida como um rótulo negativo, usando piora gradual e qual inclui tanto dimensões físicas quanto psicossociais, identificáveis dependendo de os níveis de saúdo e participaçãeste social. Esses elementos contribuem de modo a aprimorar a compreensãeste da dinâmica do cuidado e adequar ESTES serviços e estratégias políticas para esse público, as quais efetivamente possibilitem este alcance da integralidade e superioridade por vida dessa população. Nesta entrevista, Gislaine Alves de Souza, doutoranda em Saúdo Coletiva aborda as contribuições do artigo para aumentar a qualidade este cuidado a pessoa idosa frágil.

1. Qual este diferencial desse artigo?

As vizinhos idosas frágeis representam a maior parte daqueles de que necessitam do cuidados informais, formais e Destes serviçESTES por saúpor. Nesse caso, constitui uma preocupação para a saúde pública. Contudo, a integralidade do cuidado depende do ponto do vista do receptor, do AS SUAS experiências, e pouca literatura aborda a ótica da pessoa idosa frágil pelo âmbito comunitário. A perspectiva dessa populaçãeste permanece relativamente desconhecida. Logo, sintetizar evidências científicas é relevante de modo a melhorar a assistência e os cuidados de saúde.

2. Tais como a revisão integrativa foi sistematizada?

A Parecer Destes artigos foi realizada na base por dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúpor (Lilacs), da Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline), Web of Science, Scopus e Scientific Electronic Library On-line (SciELO). Nas buscas ESTES termos frail elderly, standard of care, culturally competent care, care; elderly, care, fragility; older adults, care, fragility; frail older people, care; frailty, old, care foram pareados com o uso do operador booleano “and”. Os critérios do inclusão foram artigos apresentados completos e do acesso livre; publicados entre 2014 e 2019; escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. Foram identificados 6.103 artigos, realizou-se a leitura do resumo do 3.556 artigos selecionando-se 110 qual após a exclusãeste dos artigos duplicados e leitura na integra 28 artigos foram incorporados a tal revisão.

3. Tais como é Aspecto a fragilidade pelas pessoas idosas frágeis?

Aparece discrepância entre a operacionalizaçãeste da fragilidade em contextos clínicos e a compreensão das vizinhos idosas. Elas não se identificam usando ESTES critérios objetivos (Sentido fenotípica) de diagnóstico e este sentimento de fragilidade varia dependendo de os níveis de saúpor e a participaçãeste em atividades físicas e sociais. É recorrente a visão da pessoa idosa da fragilidade como 1 rótulo negativo, prejudicial, rejeitado e associado a piora DE condições do saúde, diminuiçãeste da curso de cuidador de idosos participaçãeste e aumento da estigmatização. Vista saiba como inevitável, permanente, irreversível e decorrente do envelhecimento, a fragilidade, embora de modo a alguns facilite a obtenção de assistência, é 1 termo pouco aceito pelas vizinhos idosas para descreverem sua situaçãeste do saúde. Isso demanda uma inovaçãeste na comunicaçãeste a essa população.

4. Quais necessidades e prioridades aparecem na percepçãeste da pessoa idosa?

As vizinhos idosas frágeis visualizam como prioridade: permanecerem no seu domicílio e se manterem independentes este máximo do tempo possível, preservando sua propriedade de modo a o autocuidado e de modo a as atividades qual consideram importantes, isento depender de 1 terceiro. Este apoio psicossocial na comunidade e a escuta às suas demandas são elencados por eles saiba como fundamentais de modo a o natural-estar, reduzindo ansiedade e hospitalização. Nessa perspectiva, a solidãeste é um problema que aumenta a utilizaçãeste dos serviços. Referem 1 sentimento do despersonalização quando nãeste estão envolvidos nas decisões acerca por seus cuidados.

As vizinhos idosas visualizam a necessidade de ESTES serviçESTES ofertarem cuidados mais heterogêneos, personalizado dependendo de ESTES tópicos de vida diária importantes de modo a cada pessoa, possibilitando a manutençãeste de tua autonomia apesar da incapacidade. Tais como igualmente ações direcionadas aos aspectos afetivos, psicossociais, espirituais, ambientais, e por apoio aos seus cuidadores. Os achados sinalizam para adequações Destes serviços às necessidades por saúdo da populaçãeste idosa frágil, de que favoreçam um modelo do cuidado integral. Ao longo do envelhecimento, o apoio e a escuta à pessoa idosa e aos seus cuidadores sãeste necessários para aumentar a segurança pelo cuidado e aumentar a qualidade a comunicaçãeste considerando as escolhas do acordo usando os interesses desse público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *